A adesão da Croácia à União Europeia, em 1 de Julho de 2013, constituiu mais um marco no processo da integração europeia.
Relativamente à legislação da UE no domínio da cooperação judiciária em matéria civil, a Croácia facultou as seguintes informações, em croata e em inglês:
- croatia_cooperation_in_civil_matters_en.pdf
(318 Kb) (EN)
- croatia_cooperation_in_civil_matters_hr.pdf
(483 Kb) (HR)
As informações abrangem os seguintes tópicos:
- sentenças em matéria civil e comercial
- matrimónio e responsabilidade parental
- obrigação de alimentos
- notificação de atos judiciais e extrajudiciais
- obtenção de provas
- processos europeus (procedimento europeu de injunção de pagamento, processo europeu para ações de pequeno montante e título executivo europeu para créditos não contestados)
É de assinalar que alguns regulamentos no domínio da justiça civil foram alterados pelo Regulamento (UE) n.º 517/2013 do Conselho, de 13 de maio de 2013, devido à adesão da Croácia.
Manutenção da página: Comissão Europeia. As informações constantes desta página não refletem necessariamente a posição oficial da Comissão Europeia. A Comissão declina toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Quanto às regras de direitos de autor aplicáveis às páginas europeias, queira consultar a «advertência jurídica».
A Comissão está atualmente a atualizar alguns dos conteúdos deste sítio, a fim de ter em conta a saída do Reino Unido da União Europeia. A eventual permanência de conteúdos que não refletem a saída do Reino Unido é involuntária e será devidamente corrigida.